(Outorgado pelo Consul Decius Iunius Palladius em 9/7/99)
Eu, Decius Iunius Palladius, Consul de Nova Roma por meio deste outorgo o seguinte édito, desta data em diante sujeitando a todos os cidadãos que assumam ´qualquer´ magistratura em Nova Roma, seja eleitos ou apontados.
O seguinte juramento precisa ser registrado publicamente (ou seja, os fóruns públicos de Nova Roma) antes de que alguém eleito ou apontado para alguma magistratura possa assumir seu cargo.
Eu, __(entre seu nome legal e romano aqui)____________, por meio deste solenemente juro guardar a honra de Nova Roma, e trabalhar sempre para os melhores interesses do Senado e povo de Nova Roma.
Como um magistrado de Nova Roma, Eu, _______________________, juro honrar os Deuses e Deusas de Roma nas minhas atividades públicas, bem como almejar as virtudes públicas romanas na minha vida pública e privada.
Eu, ___________, juro sustentar e defender a Religio Romana como a Religião Estatal de Nova Roma e juro nunca agir de forma que vá ameaçar sua posição como religião oficial.
Eu, _____________________, juro proteger e defender a constituição de Nova Roma.
Eu, _____________________, no mais juro cumprir as obrigações e responsabilidades do cargo de ______________ no melhor de minhas habilidades.
Pela minha honra como cidadão de Nova Roma, na presença dos Deuses e Deusas do Povo Romano, pelas suas mercês e favores, aceito a magistratura de _____________ bem como todos seus direitos, privilégios, obrigações e responsabilidades decorrentes de agora em diante.