Projeto Novarromano Xenia

From NovaRoma
(Redirected from PT:Nova Roman Xenia Project)
Jump to: navigation, search

 Home| Latíné | Deutsch | Español | Français | Italiano | Magyar | Português | Română | Русский | English

Bom espírito em um bar, durante o IV. Conventus Novae Romae em Roma, Itália. Precisamos de mais momentos como este!

Xenia (Gk: ξενία, Lat. hospitium) é o conceito grego de hospitalidade, uma generosidade e cortesia demonstrada àqueles que estão longe de casa. Este costume comum ao antigo mundo mediterrâneo geralmente é traduzido como "amizade ao hóspede" (ou "amizade ritualizada") pois os rituais de hospitalidade criaram e expressaram um relacionamento recíproco entre o hóspede e o anfitrião. O deus grego Zeus era às vezes referido como Zeus Xenios, significando que ele era um deus dos viajantes, dentre outros assuntos. Isto criou uma obrigação religiosa particular de ser hospitaleiro para viajantes, porém os hóspedes também tiveram responsabilidades para além da hospitalidade recíproca.

Encontro de novarromanos
O "Projeto Novarromano Xenia" é um empreendimento nascido da experiência de muitos novarromanos, em todo o mundo, que promoveram acolhida e gratidão entre anfitriões e hóspedes, como convidados em suas casas. Nisto, eles não somente ajudaram os seus concidadãos em viagens mas facilitaram a reunião dos membros da nossa comunidade romana global pelo qual as relações da vida real puderam desenvolver-se e promover uma maior sensibilização das culturas estrangeiras a partir das quais os companheiros novarromanos vêm, em última análise, permitindo-nos construir nossa própria cultura.

Aqueles de nós que estão dispostos a receber os seus concidadãos como convidados em suas casas proporcionam a melhor oportunidade para vir a conhecer uns aos outros na vida real, compreendendo outras culturas modernas. Enquanto concidadãos visitam países onde os romanos podem ou não ter vivido, a percepção do legado cultural romano pode ser apreendida como um pulso sempre presente de um coração romano que ainda bate em muitas das nossas tradições modernas. Ao reunirem-se em compreensão poderão ainda trazer à tona as influências distantes da cultura romana que em traços maiores ou menores fazem parte de nossas culturas modernas.

O projeto entra agora em sua primeira fase e ainda há muito para discutir.

Pedimos apenas uma coisa a você:

Por favor, compartilhe suas idéias nesta página WIKI.

Como participar do Projeto Xenia

  • Caso queira viajar a uma cidade listada na tabela abaixo, entre em contato com o cidadão que oferece acomodação nesta cidade e discuta os detalhes em privado.
  • Caso esteja pronto para receber concidadãos em sua casa como convidados, os quais o trajeto de suas viagens passa por sua cidade, por favor, adicione seu nome na tabela abaixo.

Participantes do Projeto Xenia

LINK PARA A TABELA

*Quantos convidados? = o número de convidados que você está apto a receber em sua casa.

NOTA este é apenas o começo de um projeto potencialmente grande.

Outras mudanças nos aspectos deste projeto, incluindo sua apresentação e desenvolvimento, podem ser aguardados em breve. Vivat Nova Roma!


Entrada de um porticus, de uma casa romana reconstruída. Entrem, queridos convidados!
Personal tools