PT:Election MMDCCLXI (Nova Roma)/Marcus Curiatius Complutensis
Home| Latíné | Deutsch | Español | Français | Italiano | Magyar | Português | Română | Русский | English
Marcus Curiatius Complutensis
Candidate for consul. |
Marcus Curiatius Complutensis omnes civibus Novae Romae SPD.
Uma das tradições republicanas de Roma era que, tipicamente, os candidatos ao consulado se apresentavam em pares, para complementar e apoiar uns aos outros. Conseqüentemente, e em respeito às maiores tradições romanas, Marcus Curiatius Complutensis e eu decidimos apresentar em conjunto a nossa candidatura ao consulado. Nosso amor por Roma, sua cultura, sua religião, suas leis exige que tomemos uma passo adiante em nosso desejo e decisão de participar, colaborar e servir, e fazer Nova Roma mais forte e maior.
Sendo assim, vestimos a toga candida para nos dirigirmos a vocês, cidadãos, primeiramente individualmente, para informar-lhes sobre o cursus honorum de cada um de nós, e, depois, em conjunto, para explicar sucintamente nosso programa.
Eu, Marcus Curiatius Complutensis, apresento a vocês minha candidature ao Consulado 2009 d.C. Sou cidadão de Nova Roma desde MMDCCLVI A.V.C., membro da Ordem Plebéia, e Assidui desde MMDCCLVII A.V.C. Nestes seis anos, servi como:
-Aedilis Oppidi Compluti [MMDCCLVI A.V.C. e MMDCCLVII A.V.C.] -Legatus do Propraetor Hispaniae [MMDCCLVII A.V.C.] -Governor da Provincia Hispania [since MMDCCLVIII A.V.C.] -Scriba Censoris [desde MMDCCLVIII A.V.C.] Trabalhei na Cohors Censoris, onde três Censores, Caeso Fabius Buteo Quintilianus, Gnaeus Equitius Marinus e Gaius Fabius Buteo Modianus, concederam a mim grande confiança. -Scriba Magister Aranearius [MMDCCLVIII A.V.C.] -Accensus Consulis Minoris [MMDCCLIX A.V.C.] -Tribunus Plebis [MMDCCLX A.V.C.] -Senator [MMDCCLIX A.V.C.] - Praetor Novae Romae [MMDCCLXI A.V.C.]
Escrevi artigos para o blog da Provincia Hispania Nova Roma e sou o fundador e editor da revista online COMMENTARIOLA HISPANIAE. Colaborei com o Magister Aranearius M. Lucretius Agricola para crier o site wiki em espanhol e ajudar a traduzir vários artigos para o italiano. No site wiki de Nova Roma, sou membro dos grupos de trabalho "Key Path Task Force" e “Sitios Romanos en Hispania". Estudei latim na Academia Thule com o Magister Avitus, e criei um grupo de cultores na minha província. Este ano, participei na vida política de Nova Roma como pretor, usando meu conhecimento das leis de Nova Roma e da antiga e clássica Roma para garantir o respeito à Constituição e às leis, e junto com meu colega Iulius Severus introduzi na Lista Principal de Nova Roma o direito de falar em várias línguas. Sei que muitas das minhas decisões enquanto pretor foram duramente criticadas, mas garanto que essas decisões foram tomadas de forma imparcial, levando em conta o bem-estar da nossa Res Publica e de seus cidadãos, e sempre pensando em contribuir para o fortalecimento da Res Publica e sua Religio.
Este é um novo passo no meu Cursum Honorum. Quero participar ativamente na política de Nova Roma para servir a República, e desse modo tenho certeza de que sou a pessoa certa para o Consulado. Para que possamos completar esta tarefa, peço a vocês, cidadãos, que votem em nós nas próximas eleições. Curate ut valeate
M•CVR•COMPLVTENSIS
Marcus Curiatius Complutensis Marcus Iulius Severus omnes civibus Novae Romae SPD.
Cidadãos de Nova Roma, nós, M. Curiatius Complutensis e M. Iulius Severus, praticamos as tradições romanas em nossas vidas pessoais. Inspiramos em nossas famílias o amor por Roma e pela vida romana, a tal ponto que nossas famílias macronacionais são, ao mesmo tempo, nossas famílias nova-romanas. Durante nosso mandato como pretores, trabalhamos sempre em conjunto, consultando-se um ao outro com freqüência e complementando-se um ao outro de maneira muito harmoniosa. Fomos os primeiros pretores a organizar o Ludi Apollinares, para a glória máxima de Apolo e de Nova Roma Devido ao nosso trabalho macronacional, eu enquanto advogado e ele enquanto escritor e jornalista, sinceramente acreditamos que somos qualificados o suficiente para estimular o desenvolvimento de Nova Roma e reafirmar sua presença mundial. E, é claro, estamos firmemente determinados a cumprir com nossas obrigações enquanto cônsules em total e completa colaboração com o Senado, o Colégio Pontifício e os novos pretores. Acreditamos que as políticas promotivas pelos Cônsules Horatius Piscinus e Iulius Sabinus foram as melhores para este ano de 2008, e portanto é nossa intenção dar os passos necessários para a continuidade de seu trabalho, de forma a reforçar essas políticas e acrescentar novas opções e objetivos a Nova Roma e aos nova-romanos. Também acreditamos profundamente que a religião romana não deve ser mais material particular ou até mesmo anecdotal em Nova Roma. Ao contrário, precisa se tornar mais pública e realmente presente no dia-a-dia da vida de nossos cidadãos. Queremos explorar a possibilidade de que um templo romano antigo possa ser adquirido por Nova Roma, para que pratiquemos nossa religião sagrada e oferecer os rituais apropriados aos deuses e deusas de Roma. Estimularemos a existência legal de Nova Roma em todos os países do mundo onde há comunidades de nova-romanos, começando com a União Européia e a América Latina, sem negligenciar os Estados Unidos de maneira alguma. Esperamos que, no futuro próximo, Nova Roma não será apenas uma organização de adoradores e reconstrucionistas; não apenas uma organização cultural e educacional. Queremos que Nova Roma se torne o ponto de referência: o eixo de um mundo romano que se consolidará passo a passo, com nosso empenho, nossa dedicação e nosso árduo trabalho. Devemos não apenas nos dedicar a estudar e reconstruir o glorioso passado romano, mas também unir nossos esforços e encontrar aliados, para conservar e consolidar nossa herança arqueológica ao redor do mundo, defendendo-o de ataques, a omissão ou a negligência tanto de governos quando da sociedade civil. Há muito trabalho, cidadãos. Queremos fazê-lo e sabemos que podemos, com seu apoio e participação ativa na vida nova-romana, na nossa vida diária. É por isso que pedimos a vocês, cidadãos, que votem em nós nas próximas eleições.
Curate ut valeate,