PT:Election MMDCCLXI (Nova Roma)/Marcus Curiatius Complutensis

From NovaRoma
Jump to: navigation, search

 Home| Latíné | Deutsch | Español | Français | Italiano | Magyar | Português | Română | Русский | English

150px}} Marcus Curiatius Complutensis

Candidate for consul.
Album Civium

Marcus Curiatius Complutensis omnes civibus Novae Romae SPD.

Uma das tradições republicanas de Roma era que, tipicamente, os candidatos ao consulado se apresentavam em pares, para complementar e apoiar uns aos outros. Conseqüentemente, e em respeito às maiores tradições romanas, Marcus Curiatius Complutensis e eu decidimos apresentar em conjunto a nossa candidatura ao consulado. Nosso amor por Roma, sua cultura, sua religião, suas leis exige que tomemos uma passo adiante em nosso desejo e decisão de participar, colaborar e servir, e fazer Nova Roma mais forte e maior.

Sendo assim, vestimos a toga candida para nos dirigirmos a vocês, cidadãos, primeiramente individualmente, para informar-lhes sobre o cursus honorum de cada um de nós, e, depois, em conjunto, para explicar sucintamente nosso programa.

Eu, Marcus Curiatius Complutensis, apresento a vocês minha candidature ao Consulado 2009 d.C. Sou cidadão de Nova Roma desde MMDCCLVI A.V.C., membro da Ordem Plebéia, e Assidui desde MMDCCLVII A.V.C. Nestes seis anos, servi como:

  • Aedilis Oppidi Compluti [MMDCCLVI A.V.C. e MMDCCLVII A.V.C.]
  • Legatus do Propraetor Hispaniae [MMDCCLVII A.V.C.]
  • Governor da Provincia Hispania [since MMDCCLVIII A.V.C.]
  • Scriba Censoris [desde MMDCCLVIII A.V.C.] Trabalhei na Cohors Censoris, onde três Censores, Caeso Fabius Buteo Quintilianus, Gnaeus Equitius Marinus e Gaius Fabius Buteo Modianus, concederam a mim grande confiança.
  • Scriba Magister Aranearius [MMDCCLVIII A.V.C.]
  • Accensus Consulis Minoris [MMDCCLIX A.V.C.]
  • Tribunus Plebis [MMDCCLX A.V.C.]
  • Senator [MMDCCLIX A.V.C.]
  • Praetor Novae Romae [MMDCCLXI A.V.C.]

Escrevi artigos para o blog da Provincia Hispania Nova Roma e sou o fundador e editor da revista online COMMENTARIOLA HISPANIAE.

Colaborei com o Magister Aranearius M. Lucretius Agricola para crier o site wiki em espanhol e ajudar a traduzir vários artigos para o italiano. No site wiki de Nova Roma, sou membro dos grupos de trabalho "Key Path Task Force" e “Sitios Romanos en Hispania".

Estudei latim na Academia Thule com o Magister Avitus, e criei um grupo de cultores na minha província.

Este ano, participei na vida política de Nova Roma como pretor, usando meu conhecimento das leis de Nova Roma e da antiga e clássica Roma para garantir o respeito à Constituição e às leis, e junto com meu colega Iulius Severus introduzi na Lista Principal de Nova Roma o direito de falar em várias línguas.

Sei que muitas das minhas decisões enquanto pretor foram duramente criticadas, mas garanto que essas decisões foram tomadas de forma imparcial, levando em conta o bem-estar da nossa Res Publica e de seus cidadãos, e sempre pensando em contribuir para o fortalecimento da Res Publica e sua Religio.

Este é um novo passo no meu Cursum Honorum. Quero participar ativamente na política de Nova Roma para servir a República, e desse modo tenho certeza de que sou a pessoa certa para o Consulado. Para que possamos completar esta tarefa, peço a vocês, cidadãos, que votem em nós nas próximas eleições.

Curate ut valeate


M•CVR•COMPLVTENSIS


Marcus Curiatius Complutensis Marcus Iulius Severus omnes civibus Novae Romae SPD.

Cidadãos de Nova Roma, nós, M. Curiatius Complutensis e M. Iulius Severus, praticamos as tradições romanas em nossas vidas pessoais. Inspiramos em nossas famílias o amor por Roma e pela vida romana, a tal ponto que nossas famílias macronacionais são, ao mesmo tempo, nossas famílias nova-romanas.

Durante nosso mandato como pretores, trabalhamos sempre em conjunto, consultando-se um ao outro com freqüência e complementando-se um ao outro de maneira muito harmoniosa.

Fomos os primeiros pretores a organizar o Ludi Apollinares, para a glória máxima de Apolo e de Nova Roma Devido ao nosso trabalho macronacional, eu enquanto advogado e ele enquanto escritor e jornalista, sinceramente acreditamos que somos qualificados o suficiente para estimular o desenvolvimento de Nova Roma e reafirmar sua presença mundial.

E, é claro, estamos firmemente determinados a cumprir com nossas obrigações enquanto cônsules em total e completa colaboração com o Senado, o Colégio Pontifício e os novos pretores.

Acreditamos que as políticas promotivas pelos Cônsules Horatius Piscinus e Iulius Sabinus foram as melhores para este ano de 2008, e portanto é nossa intenção dar os passos necessários para a continuidade de seu trabalho, de forma a reforçar essas políticas e acrescentar novas opções e objetivos a Nova Roma e aos nova-romanos.

Também acreditamos profundamente que a religião romana não deve ser mais material particular ou até mesmo anecdotal em Nova Roma. Ao contrário, precisa se tornar mais pública e realmente presente no dia-a-dia da vida de nossos cidadãos.

Queremos explorar a possibilidade de que um templo romano antigo possa ser adquirido por Nova Roma, para que pratiquemos nossa religião sagrada e oferecer os rituais apropriados aos deuses e deusas de Roma.

Estimularemos a existência legal de Nova Roma em todos os países do mundo onde há comunidades de nova-romanos, começando com a União Européia e a América Latina, sem negligenciar os Estados Unidos de maneira alguma.

Esperamos que, no futuro próximo, Nova Roma não será apenas uma organização de adoradores e reconstrucionistas; não apenas uma organização cultural e educacional. Queremos que Nova Roma se torne o ponto de referência: o eixo de um mundo romano que se consolidará passo a passo, com nosso empenho, nossa dedicação e nosso árduo trabalho.

Devemos não apenas nos dedicar a estudar e reconstruir o glorioso passado romano, mas também unir nossos esforços e encontrar aliados, para conservar e consolidar nossa herança arqueológica ao redor do mundo, defendendo-o de ataques, a omissão ou a negligência tanto de governos quando da sociedade civil.

Há muito trabalho, cidadãos. Queremos fazê-lo e sabemos que podemos, com seu apoio e participação ativa na vida nova-romana, na nossa vida diária.

É por isso que pedimos a vocês, cidadãos, que votem em nós nas próximas eleições.

Curate ut valeate,

Personal tools